Ciência da Computação
Uma Visão Abrangente

(J. Glenn Brookshear - Bookman)
Página 25

Questões de Ética

As seguintes questões procuram auxiliar o leitor no entendimento de alguns assuntos éticos, sociais e legais no campo da computação, bem como no questionamento de suas convicções e das bases sobre as quais elas se fundamentam. O objetivo não é meramente que sejam dadas respostas a tais questões. O leitor deverá também justificá-las, e verificar se as justificativas apresentadas preservam sua consistência de uma questão para outra.

1. É em geral aceita a premissa de que a nossa sociedade é diferente do que teria sido se a revolução da computação não tivesse ocorrido. Nossa sociedade é melhor do que teria sido sem essa revolução? É pior? Sua resposta seria diferente se sua posição fosse outra nessa sociedade?

2. O leitor acha aceitável participar da atual sociedade tecnológica sem fazer um esforço para conhecer os fundamentos desta tecnologia? Por exemplo, os membros de uma democracia cujo votos determinam, em geral, como a tecnologia será conduzida e utilizada têm a obrigação de conhecer esta tecnologia? A sua resposta depende de qual tecnologia esta sendo considerada? Por exemplo, sua resposta será a mesma para a tecnologia nuclear e para a tecnologia da computação?

3. Usando dinheiro vivo, os indivíduos sempre tiveram a opção de administrar sem taxa de serviço os seus negócios financeiros. Porém, como a nossa economia está cada vez mais automatizada, as instituições financeiras cobram taxas pelo acesso aos seus sistemas automáticos. Há momentos em que esta cobrança restringe, injustamente, o acesso de um indivíduo à economia? Por exemplo, suponha que um empregador remunera seus empregados exclusivamente com cheques, e que todas as instituições financeiras cobram uma taxa de serviço para cada cheque compensado ou depositado. Estarão os empregados sendo indevidamente tratados? O que acontece se o empregador insistir em pagar somente por meio de depósito direto?

4. Quando a televisão interativa ou um fenômeno equivalente se tornar uma realidade doméstica, até que ponto uma concessionária terá direito de extrair de crianças (talvez utilizando jogos interativos) informações sobre sua família? Por exemplo, deve ser permitido à companhia obter de uma criança informação sobre o perfil de consumo de seus pais? E quanto à informação relativa à própria criança?

5. Até que ponto um governo pode interferir na tecnologia da computação e em suas aplicações? Por exemplo, consideremos os assuntos mencionados nas Questões 3 e 4. O que justificaria uma intervenção governamental?

6. Até que ponto as nossas decisões, relativas à tecnologia em geral e à tecnologia da computação em particular, afetarão os nossos netos?

7. À medida que a tecnologia avança, nosso sistema educacional vai sendo constantemente desafiado a reconsiderar o nível de abstração em que são apresentados os diversos assuntos estudados. Questiona-se muitas vezes se uma certa habilidade do aluno continua sendo necessária, ou se deveria ser permitido aos estudantes apoiarem-se em uma ferramenta abstrata. Não se ensina mais os estudantes de trigonometria a encontrar os valores das funções trigonométricas com o uso de tabelas. Em vez disso, eles empregam calculadoras eletrônicas como ferramentas abstratas. Alguns argumentam que a divisão de números longos também deveria ceder lugar à abstração. Que outros assuntos apresentam controvérsias semelhantes? Algum dia, o uso de vídeos eliminará a necessidade de leitura? Verificadores automáticos de ortografia eliminarão a necessidade de habilidades ortográficas?

 

ADVERTISEMENT

Custom Search