Somos primitivos

Tirar conclusões precipitadas sempre nos fez, no presente e no passado, rever atitudes que tomamos e posições que assumimos diante das interpretações mal elaboradas que fazemos e fizemos do mundo.

Se uma tribo primitiva tivesse o seu primeiro contato com nossa cultura e tecnologia, surpreendida por militares fardados e armados; ela os denominaria "sombras da selva" e se vissem as armas de fogo funcionando, diriam que os guerreiros possuem "lanças de trovão".

Devido ao fato da tribo ser "ignorante" ou não possuir um conhecimento científico refinado sobre a natureza e manipulação de seus elementos, ela não entende o funcionamento da combustão da pólvora que impulsiona o projétil e também nunca vira uma farda de tecido antes. E se a análise for mais apurada, perceberemos que, apesar de armas de fogo e tecidos serem comuns, a maioria das pessoas não entende o funcionamento de ambos e não seriam capazes de produzir quaisquer um deles. A tecnologia é complicada até para seus utilizadores leigos! Então a tribo primitiva, com certeza dirá que a tropa militar é o Mal, o Demônio, o Fantasma, o Espírito, o Possessor Maligno, Satanás, o Capeta...

Quem não é primitivo perante as projeções do futuro? Somos tão primitivos quanto qualquer tribo indígena isolada, pois não seriamos capazes de reconstruir nosso mundo, devido ao fato de o conhecimento eclético estar se exaurindo. Ninguém compreende o mundo como um todo, estamos acostumados apenas a observar nossas fatias e partes que assumimos no nosso nicho. Nosso mundo está repleto de fenômenos completamente naturais que a ciência ainda não é capaz de descrever. Nossa natureza deixa algumas impressões muito sublimes e ainda não é de nosso poder muitos aparelhos e instrumentos que serão capazes de detectar a presença de materiais que nos escapam a percepção. Então, apenas porque desconhecemos um planeta nos confins do universo, ele deixará de existir? Apenas essa condição se faz suficientemente necessária para a afirmação se tornar verdadeira?

Porque continuamos preservando e cultuando aquele pensamento medieval e manipulador? Será tão necessário assim viver como energia cega? Os exemplos de que o Planeta Terra era o centro do universo e que era achatado, assim como o ar e a gravidade não existiam, não foram suficientes para mostrar que o preconceito e a má formação de um ponto de vista são prejudiciais ao desenvolvimento humano? Quem disse que o homem não voaria? Para que serve o avião ...?

 

ADVERTISEMENT

Custom Search