Os costumes japoneses de educação são conhecidos no mundo todo. Para outras culturas, eles parecem extremos e difíceis de se entender. A visão japonesa pode ser acrescentada ao se dizer que a cortesia coloca outros em pé de igualdade consigo mesmo, ou até mesmo um pouco mais acima. Cortesia é uma expressão de completa simpatia. Ela florece do mesmo ideal da Regra de Ouro¹ cristã, mas é levada com um alto grau de atenção. Toma-se cuidado para não fazer nada que deixe o outro com o sentimento de ser o centro das atenções ou de obrigação.
(¹) Nota de tradução: A Regra de Ouro do cristianismo, e que é também encontrada em todas as outras religiões de forma semelhante, é a que diz: “não faça aos outros o que não deseja que façam com você.”
Se dois conhecidos se encontram sob chuva e apenas um tem um guarda-chuva, qual seria a ação cortês?
* Ele poderia dar o guarda-chuva para a pessoa descoberta, mas isso faria essa pessoa se sentir obrigada.
* Ele poderia compartilhar o guarda-chuva se fossem amigos próximos mas, se não, isso forçaria o outro a aceitar uma situação de proximidade que o poderia deixar emocionalmente desconfortável.
* A pessoa com o guarda-chuva pode abaixá-lo para mostrar ao seu conhecido que, ao contrário de querer embaraçá-lo, ela compartilhará sua condição e tomará chuva.