ÁREA / SUB-ÁREA DO CONHECIMENTO:
Computação / Hardware / Informática na Educação

O projeto de pesquisa consiste na criação de um software que simule o funcionamento do kit 85 Z80, disponível no laboratório da disciplina Organização de Computadores do curso de Ciência da Computação da PUCMINAS campus de Poços de Caldas, visando fornecer ao aluno, através de simulação, todas as condições encontradas no kit 85 Z80.

O software, a ser chamado de Simulador do Ambiente Computacional do Z80 (SAC-Z80), possibilitará uma maior interação dos alunos com a linguagem Assembly Z80, facilitando e acelerando o processo de aprendizagem. Ele possibilita o estudo da linguagem fora do laboratório de hardware, na rede do campus ou em um computador conectado a Internet.

O SAC-Z80 deverá valorizar o estudo através da prática e auxiliar o desenvolvimento das experiências de laboratório, permitindo ao aluno simular as experiências já realizadas e preparar o material para as próximas experiências, além de otimizar o tempo de realização da mesma no laboratório, que atualmente é gasto, na sua maioria, para o desenvolvimento e verificação do algoritmo.

Para cumprir a sua funcionalidade didática, o simulador terá uma interface gráfica intuitiva com componentes similares aos encontrados no kit 85 Z80 do laboratório. Através da sua interface gráfica, o simulador estimulará o aluno a entender o funcionamento do programa, observando o fluxo de execução das instruções.

O objetivo principal é estimular o aluno e oferecer-lhe uma ferramenta de aprendizado essencial, que lhe permitirá estudar em casa ou nos laboratórios de computação, realizando as simulações em computadores pessoais.