Justificativa

Ter um simulador de linguagem de programação assembly Z80 para computadores pessoais representa maior facilidade de entendimento do conteúdo da disciplina pelos alunos e maior eficiência no cumprimento dos objetivos da disciplina, acelerando o processo de aprendizado, já que este é atualmente limitado pelos poucos recursos disponíveis aos alunos fora do horário de aula.

O simulador reduzirá o tempo gasto com programação manual em papel e aumentará o rendimento das análises dos algoritmos dos programas desenvolvidos. Dessa forma o aluno terá mais tempo disponível no laboratório para realizar a experiência, pois ele já poupou tempo elaborando e simulando o algoritmo da experiência no SAC-Z80.

Além das vantagens já citadas, o software poderá ser utilizado por vários ou até mesmo todos os alunos simultaneamente, pois estará disponível na rede ou pela internet. Os alunos poderão estudar em casa acelerando o processo de aprendizagem, tendo em vista que o software poderá ser obtido na homepage da disciplina, gerando maior conforto e rendimento no aprendizado e na elaboração/desenvolvimento de algoritmos de programação em linguagem assembly Z80.

As vantagens são diversas. Facilitará o trabalho do professor e agilizará o aprendizado da disciplina, fazendo com que os alunos tenham maior tempo para se dedicar ao estudo minucioso da mesma.

O aplicativo pode ocasionar o risco de desinteresse do aluno nas aulas de laboratório, sendo que para isso não ocorrer é necessário que o professor motive o aluno através de experiências, a serem realizadas no laboratório, mais estimulantes e complexas.