Estado da Arte

Atualmente existem diversos compiladores de linguagem assembly, porém todos requerem um conhecimento mais profundo de sistemas operacionais e são difíceis de se aprender a lidar e manipular. Poucos oferecem ambiente de desenvolvimento integrado e são muito pobres em recursos de depuração de código, que é feita em arquivos de lote. Isso dificulta o manuseio do aluno, tornando-se mais um empecilho do que uma ferramenta, tendo em vista que o aluno também terá que aprender a programar em lote, desperdiçando seu tempo para se adaptar as precariedades do aplicativo.

Não há um programa específico e desenvolvido exclusivamente para o ensino. Os compiladores atuais são ferramentas específicas destinadas aos profissionais e interessados na área. Sendo estes os desenvolvedores destes aplicativos, não tiveram a preocupação e o cuidado de elaborar uma ferramenta que facilitasse e poupasse o usuário de se preparar previamente antes de usar o aplicativo.

Um dos poucos simuladores que oferecem uma interface gráfica interativa é o Sinclair ZX Spectrum Emulator Z80 que possibilita somente a visualização do conteúdo dos registradores durante a execução do programa, mas todas as especificações do simulador são próprias de um hardware específico, o que limita o seu uso para aplicações a serem executadas num único tipo de equipamento, diferente do utilizado no nosso laboratório.

No website Joe Wingbermuehle’s Home Page podem ser encontrados vários tipos de compiladores, todos de baixo nível de manipulação como fora citado anteriormente.

O projeto TI-Compiler versão .01 para um compilador 85 Z80 foi abandonado e as listagens em programação C++ estão incompletas. Este projeto pode ser encontrado em DOS-Assembly-Utilities.

De forma geral, temos bons simuladores elaborados para programadores experientes e usuários avançados, mas nenhum simulador que ofereça um ambiente gráfico similar ao encontrado no laboratório de hardware do campus e muito menos ser um software com finalidades educacionais.